Resenha: O Teorema Katherine

13 setembro 2013

Título: O Teorema Katherine

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Páginas:304

Avaliação: ★★★★

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Após ter lido ''A Culpa é das Estrelas'' do autor John Green e ter absolutamente amado cada detalhe sobre o livro, resolvi ler outro livro do autor, escolhi ler então O Teorema Katherine.

O livro é narrado em terceira pessoa, e o personagem principal é Colin, que foi uma criança prodigio e agora queria ser um gênio e adorava criar anagramas. Na escola, como falava sobre assuntos que não interessavam a ninguém, mas que para ele era muito legal, Colin sofria agressões e não tinha nenhum amigo, e por causa disso, conheceu Hassan, que se tornaria seu melhor amigo (e único amigo). Hassan era um típico gordinho engraçado, que amava fazer piadas e vivia dizendo para Colin o que era interessante ele falar e o que não era.

Além de tudo isso, Colin tinha um problema muito maior, ele se apaixonava por Katherines, K-A-T-H-E-R-I-N-E-S, sem variações, sem um t ou n a mais. Namorou ao todo 19 Katherines, e em todas as vezes foram elas quem terminaram com ela.

E foi após o término com Katherine XIX que Colin resolveu pegar a estrada com seu amigo Hassan. Viajaram até Gutshot , onde pararam para visitar o túmulo do Arquiduque, nessa cidadezinha, conheceram Lindsey, que era caixa de uma merceária e guia turistica da cidade e os levaram até onde desejavam. Foi no caminho para o Arquiduque que Colin resolveu criar um teorema sobre as Katherines, que seria a ''fórmula do amor'' , que poderia prever quem seria o terminante e o terminado. Ou seja, prever o desfecho de qualquer namoro antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Se concluisse esse teorema teria o reconhecimento que sempre desejou além de descobrir se sua amada Katherine XIX voltaria para ele. E é nessa cidadezinha e nesse teorema que toda a história se desenvolve.

Amei os personagens, o que Colin tem de intelectual, Hassan tem de preguiçoso, a amizade dos dois é bem divertida, até porque Hassan é muçulmano enquanto Colin é praticamente judeu. E eles fazem trocadilhos com as palavras que é muito engraçado.

Lindsey foi uma das personagens que mais me ''apeguei'' ela tem uma fala bem caipira, é bonita e inteligente além de ser engraçada também.

Infelizmente, achei a primeira metade do livro bem chata, confesso que quase desisti de ler, pois parecia que a história não se desenvolvia, fiquei muito entediada no começo, mas acho que tudo aquilo foi necessário para ter o final tão legal e engraçado como teve. Dei somente 4 estrelas por causa disso.

Mais uma vez, John Green, ganhou a atenção dos leitores com sua forma simples de escrever. Já comprei outro livro dele e mal posso esperar para ler e fazer resenha para vocês!

Quotes:

"(...) Eu quero ser importante — ele disse."

"E pensou em Demócrito: “Em todo lugar o homem culpa a natureza e o destino, embora seu destino seja nada mais que o eco de seu caráter e suas paixões, seus erros e suas fraquezas.”

"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

"...algumas pessoas nesse mundo cê só consegue amar e amar e amar, não importa o que aconteça."

"Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?"

"...não se pode impedir o futuro de acontecer."



6 comentários:

  1. Adorei, eu ainda estava meio em dúvida de ler esse livro, mas sua resenha ajudou bastante, gostei muito do jeito que você escreve, com certeza vou começar a visitar seu Blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei o Teorema, foi o primeiro livro do autor que li e já fiquei apaixonada! Agora preciso muito ler A culpa é das estrelas.
    Adorei a resenha!
    Beijos,

    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou desse livro vai gostar mais ainda de A Culpa é das Estrelas. Pode ter certeza. Recomendo muito!
      Obrigada.

      Beijoss

      Excluir
  3. To louca para A culpa e das estrelas e esse...
    http://kauannecarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também gostei, mas achei mesmo bem entediante algumas partes, especialmente no começo!

    casarvore.com.br

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!